quarta-feira, 17 de novembro de 2010

Pra que fofocar?

A alguns dias venho meditando na Bíblia sobre um tema pouco falado em nosso meio: o mexerico que popularmente conhecemos como fofoca. E encontrei um versículo que muito me chamou a atenção em Levitico 19.16, que diz o seguinte: " Não andarás como mexeriqueiro entre o teu povo", em outras palavras, não seja "fofoqueiro".
Fui levada a pensar nas muitas pessoas que possuem a capacidade maligna de falar mal da vida alheia. Essas pessoas esquecem que são seres humanos e portanto, passíveis a falhas iguais ou até maiores que a dos outros. Ao fofoqueiro a Bíblia dá dois nomes: maldizente (pessoa que costuma dizer mal dos outros) e maledicente (aquele que fala mal) e ela condena os pecados da língua que prejudicam o próximo. Qualquer tipo de conversa que rebaixa o próximo ou que difama seu carater deve ser reprovada.
Ao meu ver, existem dois tipos de fofocas.
Aquela em que simplesmente se fala de uma pessoa, sem conotação maldosa,
e aquela em que se ofende a moral, a reputação e termina em humilhação.
Ambos os tipos, são pecado, pois magoam, ferem e tiram do ofendido o direito de se defender.
Existem pessoas que sentem prazer em falar mal, zombar, tirar um sarrinho, inventar mentiras e não veem nenhum problema nisso. Se colocam acima dos outros e se acham melhor que todo mundo.
Os pecados da fala incluem palavras ásperas e maldosas como a mentira, a calúnia, o fuxico etc... e em Tiago 3.8, o escritor diz que " nenhum homem pode domar a língua", mais é claro que ele está falando do homem natural e carnal, porque o homem espiritual está cheio do Espirito Santo e tem maturidade para manter sua a língua sob controle. Que fique claro que quando isso não acontece, tal pessoa não tem ou não dá lugar para o Espirito de Deus em sua vida.
Eu, Sandra, já fui vítima de fofocas e fuxicos!
Sei reconhecer de longe uma pessoa fofoqueira e mexeriqueira! Confesso que não é fácil lidar com este tipo de gente, pois a confiança se vai e o medo de retomar a amizade toma conta. Então procuro ao máximo, evitar convívio. Por conta de tanto sofrer com esse tipo de coisa, eu acabei me fechando e construindo um "muro" ao meu redor, como forma de me proteger... Que pena, pois pode ser que tenha deixado de fazer grandes amizades...
Não é falta de amor ou de perdão como alguns podem pensar, é medo, simplesmente medo.
É isso que a fofoca traz... discórdia, intriga, confusão, desunião. A fofoca é comparada na Bíblia como lenha na fogueira Leia Pv. 26.20.
Mas em I Corintios 5.11, Paulo aconselha aos irmãos a não se associarem (ou se unirem) com o MALDIZENTE. Acho que não tão estou tão errada assim...
Devemos olhar para esse tipo de pecado, do mesmo modo como olhamos para os outros que julgamos serem mais graves, com nojo e repúdio! Leia Provérbios 6. 16 ao 19
A fofoca, o fuxico ou o mexerico são como folhas espalhadas ao vento... você nunca conseguirá ajuntá-las outra vez!
Relacionamentos de amizade... relacionamentos familiares... relacionamentos entre irmãos na fé... tudo isso poderia fluir melhor, se não existisse a maledicência!
Já presenciei pessoas tão maldosas não só falando mal, mais tirando sarro de defeitos, aparência, condição física e financeira de pessoas, com muita maldade e sarcasmo! Como se fossem perfeitas e isentas neste mundo... Sabe... isso machuca muito e dói.
Se esquecem que todos somos iguais perante Deus e que acima de tudo, somos a "Sua Imagem e Semelhança"!!! Como alguém pode tirar sarro de algo que Deus criou?
Vamos parar com isso, pedir ajuda dos céus para domarmos nossa língua e mudarmos de atitude já!

A Bíblia chama de "homem e Belial", aquele que semeia contendas - Pv 6. 12 ao 14
Por isso, deixo uma pergunta aos que gostam de assim agir:
Vale a pena falar mal da vida alheia e ser chamado por Deus de "Semeador de Contendas"?
O que você está ganhando em falar mal dos outros? Quem disse que você é perfeito e que pode sair criticando sem respeitar o seu proximo?
Lembre-se que um dia prestaremos conta de tudo o que fizermos, mais a Lei da Semeadura - Gálatas 6.7 ( aquilo que planto, colho), já está valendo aqui enquanto vivemos neste mundo.
Quantas vezes não temos nossas orações respondidas... a vida parece que não anda pra frente, e tudo parece dar errado.. precisamos dar uma olhadinha e ver se não estamos ocupados demais com a vida dos outros em vez de cuidar da nossa.
Também quero deixar uma palavra para aqueles que não fofocam, mais emprestam seus ouvidos para um fofoqueiro:
Do mesmo jeito que alguém faz fofoca de uma pessoa pra você, esse mesmo alguém faz fofoca de você pra outra pessoa.. Ele se sente bem com isso e não respeita nenhum dos lados... Leia Pv. 18.8. Portanto evite!!
Termino dizendo que a minha reputação pode não ser a das melhores na boca de muitos por aí... mais pra mim o que vale, é a minha reputação com Deus, ou seja, o que me importa é o que Deus pensa de mim!
Só há alguém que não se importa se você falar da vida dele...
Jesus Cristo!!!
Desse você pode falar a vontade!!! Amém?
Que Deus te abençõe, querido!

Na dependência de Deus sempre,
Sandra





Autoria: Sandra Regina Pimentel Salles

2 comentários:

  1. Os Pastores,preletores e escritores cristãos, em especial os que comentam as revistas da EBD, deveriam trazer assuntos como este para nossas reuniões, sendo asim creio que inumeras pessoas em nossas igrejas nessas condições,iriam conseguir chegar as mansões celestiais;

    ResponderExcluir
  2. Concordo com o comentarista anterior. Ao longo dos anos como cristão, tenho percebido que se combate muito o adultério, a prostituição e outros pecados considerados graves, porém não existe pecadinho e pecadão, todo pecado tem peso igual perante Deus. A murmuração e o mexerico não fica isento, mas quase não é ensinado. Deus nos guarde das pessoas fofoqueiras. Sandra, parabéns pelo artigo. Continue escrevendo, você tem talento.

    ResponderExcluir